Equipamentos AC
Compra segura
Desconto à vista
Parcelamos até 10x
Entrega rápida

Como fixar os custos de manutenção em compressores de ar?

O compressor é uma peça vital na maioria dos processos industriais e precisa ser escolhido de maneira criteriosa. A qualidade e a confiabilidade do equipamento são alguns quesitos que devem ser considerados no momento da compra. Saber o quanto a máquina consome de energia também é fundamental, afinal, essa é a principal despesa gerada pelo compressor ao longo de sua vida útil. É preferível pagar por um equipamento mais caro e eficiente do que optar por um de menor valor, mas que precisa de mais energia para funcionar. Basta lembrar do gráfico abaixo para entender que a diferença de preço dos equipamentos acaba sendo um critério menor quando comparado aos gastos permanentes.

imagens

Mas todo compressor, inclusive aqueles que possuem grandes níveis de eficiência energética, precisa de manutenção. Este é um outro custo que acompanha o equipamento durante toda sua vida útil e que, assim como os gastos com energia, não fica tão evidente na hora da compra. Também é uma despesa que cresce ao longo dos anos. No começo, as manutenções são mais simples, mas a medida que o tempo vai passando e o compressor é utilizado, as revisões envolvem a reposição de peças mais complexas, exige mão de obra e a conta vai ficando mais cara.

imagens

O equipamento sem a devida manutenção desenvolve uma série de problemas que pode resultar em uma parada inesperada de produção. Com a atuação de agentes externos, os componentes do compressor vão se deteriorando ao longo do tempo e a máquina perde eficiência, consumindo mais energia.

imagens

O compressor ineficiente compromete a qualidade e o ritmo do processo produtivo. Por outro lado, a manutenção não programada pode gerar gastos que não foram provisionados, como no caso de uma peça muito cara que precisou ser substituída repentinamente. Esse tipo de situação é indesejada, pois costuma ter impacto direto na margem de lucro do negócio.

Ao adquirir um plano de manutenção, a empresa consegue fixar esses custos durante um determinado período (normalmente de 5 anos), transferindo riscos para o fornecedor. Este, por sua vez, assume a responsabilidade sobre todo o processo de manutenção, com o compromisso de manter o ritmo e a qualidade da produção. A empresa não precisa se preocupar em procurar e estocar peças de reposição e se blinda contra custos não provisionados, relativos a componentes e mão de obra. Além de garantir que as revisões sejam feitas no tempo certo, o cliente sabe exatamente quando vai gastar com manutenção ao longo da vida útil do equipamento: o valor referente ao plano contratado.

imagens

Ao provisionar esses custos, maiores são as chances de um aumento nas margens de lucro. Afinal, enquanto o preço dos produtos fabricados pela empresa são ajustados com o passar dos anos, os gastos com manutenção do compressor serão fixos.

imagens

Ao provisionar esses custos, maiores são as chances de um aumento nas margens de lucro. Afinal, enquanto o preço dos produtos fabricados pela empresa são ajustados com o passar dos anos, os gastos com manutenção do compressor serão fixos.

Existem diferentes planos de manutenção. Os mais simples contemplam a inspeção do equipamento, na qual o fornecedor apenas identifica os componentes que precisam ser reparados ou substituídos. A manutenção em si fica por conta da empresa. Nos planos mais completos, a fornecedora do compressor assume a responsabilidade sobre os procedimentos, cuidando da aquisição e reposição dos componentes e do conserto da máquina, caso ela quebre. Também é possível contratar pacotes que, além de todos esses benefícios, incluem medidas de eficiência energética.Descubra formas de economizar energia na sua indústria.

Outras notícias

Distribuidor de compressores

EQUIPAMENTOS AC - DISTRIBUIDOR DE COMPRESSORES A Equipamentos AC é um distribuidor de compressores que trabalha com as melhores marcas de cada segmento de seus produtos, além de contar com profissionais altamente capacitados para prestar todos os serviços. No distribuidor de compressores Equipamentos AC,...

Ler notícia

O peso da energia para a indústria brasileira

Ler notícia

Consultoria técnica em compressor de ar lubrificado: avalie as condições do seu sistema

GESTÃO EFICIENTE PEDE MELHORIA CONTÍNUA Nossos consultores avaliam todo o sistema de ar comprimido da sua empresa, identificando oportunidades de melhoria em produtividade e eficiência energéticapara viabilizar o crescimento sustentável do negócio.      

Ler notícia

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar